quarta-feira, 3 de junho de 2009

"Religião do encontro"

Um amigo sugeriu que tenho o desejo de ser deus porque organizei os princípios do amor em dez mandamentos. Melhor assumir logo a pretensão, pois, como comprovou Moreno, o inventor do psicodrama, “a única forma de livrar-se da síndrome de Deus é desempenhando-a.”

Chegou a criar a “religião do encontro”, na qual propõe uma relação horizontal com Deus. É dele o belo poema que celebra o encontro, do qual destaco o trecho mais conhecido, e meu predileto:
"Um encontro de dois: olhos nos olhos, face a face.
E quando estiveres perto, arrancar-te-ei os olhos e colocá-los-ei no lugar dos meus;
E arrancarei meus olhos para colocá-los no lugar dos teus;
Então ver-te-ei com os teus olhos e tu ver-me-ás com os meus."

Como Moreno, busco a liberdade, embora por outros caminhos. A minha é uma religião individual: sou eu a deusa, a sacerdotisa, a praticante. Não procuro adeptos; pretendo apenas compartilhar minhas descobertas. Há um prazer em anunciá-las, mesmo quando tantos já o fizeram antes de mim.

Nenhum comentário: